Agende sua Consulta de Previsão para 2012
 
 
Seja Bem Vindo !
 
Reino Ketu
O Alto Candomblé
Trabalhos do Alto Candomblé
 
Realize Sua Consulta !























 


O Reino do Ketu é um local histórico, um reino maravilhoso e ao mesmo tempo, misterioso.
O povo que lá habita até os nossos dias é muito simples, amigo, hospitaleiro e, de boa índole.
O Reino do Ketu é uma das mais antigas capitais do povo de língua Yorubá, o rastreio mitológico de sua criação é uma solução fundada por uma filha de Oduduwa.
Embora como toda antiga ascendência esta também foi negligenciada na investigação histórica contemporânea Yorubá, que tende a incidir sobre as comunidades na Nigéria.
O status exato de Ketu dentro do Império de Oyo é fundamental.
Um grande número de cidadãos do Reino do Ketu foram vendidos como escravos, durante várias invasões, fato que esclarece a importância do Reino do Ketu no Candomblé aqui no Brasil.
Ketu é muitas vezes conhecido como Queto na ortografia portuguesa.
As tradições do Reino do Ketu são conhecidas como Amedzofe ("origem da humanidade") ou Mawufe ("casa do Ser Supremo").
Hoje, o Reino do Ketu é somente o nome de um antigo reino da África, quase um vilarejo na região agora ocupada pela República Popular do Benin e pela Nigéria.
Hoje, o Ketu é a própria República Popular de Benim e é limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria e a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pelo Togo. O território onde o Benim se localiza era ocupado no período pré-colonial por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa foi a do reinado Daomé. A Nigéria é um dos grandes países da África, limitado ao norte pelo Níger, a leste pelo Chade e a sul pelos Camarões e pelo Golfo de Guiné.
Tentei localizar no mapa abaixo o local exato da cidade do Ketu, que hoje nada mais é que uma simples vila, mas onde até hoje vivem os mais antigos ZELADORES DE ORIXÁ do ALTO CANDOMBLÉ YORUBÁ - São os Zeladores que mais preservam a cultura e os rituais do Alto Candomblé em toda a sua essência
.






 



Recomendável 1024 X 768 - Produzido por Clóvis Webdesign -Webmaster Contato (11) 83477773 ©